A fibrose pulmonar é um termo genérico para formação de cicatrizes no pulmão. Isso leva ao endurecimento do tecido pulmonar dificultado a respiração. Os principais sintomas são tosse seca e falta de ar aos esforços.
Existem centenas de doenças que podem levar a formação de fibrose pulmonar e, um dos passos mais importantes é a investigação diagnóstica para descobrir qual dessas doenças está levando ao quadro de fibrose. Sabendo a causa, podemos realizar o tratamento adequado.
Existem centenas de doenças que podem levar a fibrose pulmonar. Os principais grupos são:
Os sintomas da fibrose pulmonar geralmente se desenvolvem gradualmente e podem incluir:
Para diagnosticar o que está causando a fibrose pulmonar é preciso montar um verdadeiro quebra cabeça com diferentes informações provenientes de:
O tratamento vai depender da causa que está levando a fibrose. Muitas dessas doenças possuem diferentes graus de inflamação e fibrose e, atuando com remédios para reduzir ou reverter a inflamação, podemos melhorar a função pulmonar e a qualidade de vida dos pacientes.
A gestão da fibrose pulmonar geralmente requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pneumologistas, radiologistas, patologistas, fisioterapeutas respiratórios entre outros.
Apaixonado por medicina, Dr. Marcos Bethlem é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Federal da Lagoa e um ano adicional (R3) na UFRJ. Completou sua Residência em Pneumologia na UFRJ, incluindo um ano adicional em broncoscopia intervencionista.